
MARCO DA PRAÇA
CARTAS AO DIRECTOR
"O Castanheirense" acolhe e incentiva a livre participação dos leitores na discussão de temas de interesse colectivo através da secção "Correio dos Leitores - Marco da Praça".
Os textos só serão considerados se vierem dactilografados ou em formato informático, a fim de evitar interpretações erradas. Não deverão exceder o equivalente a uma ou duas folhas de papel formato A4.
Este texto constitui a reprodução integral do original enviado pelo nosso leitor, Sr. Armando Vaz Pontífice
Sociedade de Classes
A tese avançada pela sabedoria primitiva nos esclarece, que a sociedade de classes apareceu na idade neolítica, no começo dos anos 500, para acabar nos anos 2500, antes de nosso senhor Jesus Cristo, ou seja o último período da pré-historia à qual se sucedeu a proto-história, assim a mais antiga vila neolítica que se conhece é Jericó, na Palestina.
No século XVIII vários movimentos de luta popular espalhados pelo mundo, desejaram abolir da Sociedade as inegualidades de classes, reivindicando assim a liberdade por meios solidários na formação de partidos, alguns deles conhecidos de todos nós, como o progressismo e o radicalismo, um dos mais conhecidos o capitalismo, que se constituiu a Oeste da Europa nos fins da meia idade e no século XVIII, e se desenvolveu a partir da revolução industrial inglesa.
O capitalismo repousa sobre um enorme defeito do homem, a sede do poder, que se traduz pelo interesse material, o maior interesse do capitalismo são os sectores rentáveis, como diz o velho ditado - o dinheiro traz dinheiro, mas não esqueçamos que o mesmo bem orientado e distribuído, permitirá um bom funcionamento em sectores úteis da sociedade.
No meio desta saga do dinheiro, o homem, não passa de um instrumento, que é preciso estimar e respeitar, facilitando as condições no trabalho, concedendo um bom salário, e um repouso adequado, e não ser manipulado a cada instante.
No que diz respeito à formação dos partidos, não deixaremos de evocar a Monarquia, do Grego Monos, que se define em politica como um poder governamental nas mãos de um grupo social - assim a teocracia sendo um regime político, era considerado uma amenação da divindade, ou governo de Deus.
Não esquecendo a definição do socialismo na sua origem, começando por condenar as irregularidades sociais, assim como a exploração do homem pelo homem, para que o interesse geral prime com o interesse individual. Era bem nesta ordem de ideias que se distinguia o poder socialista!!! Mas os tempos mudaram, ao mesmo tempo que as ideias socialistas também mudaram.
O plano social poderá variar segundo a opinião dos teoristas, com base no conhecimento.
A cada individuo segundo as suas capacidades e a cada capacidade segundo a sua obra… (São Simão)
A cada individuo segundo as suas capacidades e a cada individuo segundo as suas necessidades.
(Fournier – teorista francês)
Armando Vaz Pontífice